Física Quântica e consciência:
A consciência humana, ou seja, eu, você e o que somos em nossa interioridade sempre foi e ainda é alvo de discussões e problemas em todas as ciências e filosofias.
Há uma discussão básica que se localiza na questão de a consciência ser ou não um epifenômeno do cérebro. Em outras palavras, a ciência discute se o que consideramos como sendo nossa consciência é apenas um fenômeno secundário, colateral, de nosso sistema nervoso central. Ou se há algo mais, que não seja apenas orgânico na manifestação de nosso eu.
A Física Quântica vem há algumas décadas demonstrando através de suas formulações teóricas e experimentos, que há algo no funcionamento, manifestação e existência da matéria, incluindo nosso organismo, que vai além do puramente material. De fato, alguns pesquisadores desta área, argumentam que não é possível a existência da matéria sem a consciência. Sendo que nesta perspectiva, a consciência seria a manifestação primária da existência material.
Este paradigma vem contribuindo para a reflexão e reformulação de vários campos do conhecimento humano. E, portanto, merece ser aprofundado e estudado por todos os que se interessam nas questões da existência humana, das ciências, do psiquismo e da espiritualidade.